Curso objetivo investigando principalmente a razão de ainda acontecerem tantos acidentes na indústria do petróleo, apesar de existirem cada vez mais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e do SGSO da ANP. Afinal, todos estamos sujeitos aos acidentes, mas não estarmos atentos a vários indícios que os precedem aumentam exponencialmente os riscos deles acontecerem.

Então, fazendo conexões inteligentes entre alguns dos vários acidentes com as normas regulamentadoras(NR´s) e SGSO, pretendemos auxiliar na conscientização dos profissionais que hoje atuam e dos que pretendem atuar nessa indústria e voltarem para suas famílias no final de sua jornada de trabalho com saúde e segurança.

Como exemplo podemos citar o acidente com a Piper Alfa, no Mar do Norte onde morreram quase 200 pessoas. Lá, estava ocorrendo a manutenção de uma bomba de transferência de condensado. Haviam duas permissões de trabalho em vigor: uma para a manutenção da própria bomba e uma outra permissão para a sua válvula de segurança(PSV). Só que não havia entrelaçamento entre os dois trabalhos. E após a troca dos turnos de trabalho, a bomba que estava operando sofreu uma pane e o pessoal do turno resolveu colocar a que havia voltado da manutenção. Acontece que a PSV dessa bomba ainda não havia sido reinstalada, havendo em seu local um flange temporário não apropriado para a classe de pressão. Ai começou um vazamento de condensado que deu início ao acidente. Existe bastante material na internet relatando esses fatos, mas aqui procuraremos traçar um paralelo com o que já temos hoje nas normas e práticas da indústria.

Assim, na NR-34 em seu item 34.2.1, cita que:

" Cabe ao empregador garantir a efetiva implementação de medidas de proteção estabelecidas nesta Norma, devendo:

d)providenciar a realização da Análise Preliminar de Risco-APR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho-PT;

Concluindo, no caso em questão uma APR iria citar o inter-relacionamento entre os dois trabalhos e talvez esse acidente não tivesse ocorrido.

Curso Livre de Capacitação Básica em Poços de Produção de Petróleo e Gás Natural