Nosso curso presencial de Segurança na Operação de Unidades de Processo NR-13 contempla, além dos módulos descritos abaixo, a aplicação prática das situações reais de trabalho. Utilizamos o alinhamento com a NR 34  e seus recursos, como APR ( Análise Preliminar de Risco) e PT( Permissão de Trabalho), além de cases de Acidentes Reais.

O objetivo do curso é a devida aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais, onde o profissional que atue em plantas operacionais com vasos de pressão reconheçam e identifiquem condições anormais, as reportem adequadamente e assumam posturas que promovam a mitigação ou eliminação dos riscos das condições de trabalho inerentes ao processamento.  Em todos os itens do conteúdo a seguir, são citadas interferências possíveis de serem feitas por um operador devidamente treinado.

Da mesma forma, disponibilizamos o conteúdo do curso presencial (parte teórica), na modalidade EAD, com a mesma qualidade e certificação, porém deve ser complementado na forma PRESENCIAL para validação, segundo a última revisão da NR-13 em 12/2018.

O Investimento na sua segurança, através da modalidade EAD, é de apenas R$ 199,00.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Para modalidade presencial, solicitamos preenchimento da Pré-inscrição no formulário ao final da página.

Empresas interessadas para grupos de funcionários, disponibilizamos o curso presencial in company, e/ou em local a combinar.  Favor nos contatar através do e-mail: contato@petroleoverde.com.br

Após a identificação do pagamento, você receberá em seu e-mail, sua senha de acesso ao curso.  Não se esqueça que nossos cursos ficam disponíveis por um ano.

Nos vemos no site, Linkledin, Facebook e Instagram!!!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO – PRESENCIAL E MODALIDADE EAD.

1- Noções de Grandezas Físicas e Unidades;

  • Tem como objetivo sedimentar conceitos sobre os tipos de pressão, temperatura e termodinâmica a que as unidades de processo estão sujeitas, bem como os seus operadores. Também trazer a padronização utilizada pelo sistema internacional de unidades e suas devidas conversões na universalização de procedimentos para um trabalho seguro.

2-Noções de Química Aplicada;

  • Tem como objetivo trazer conceitos sobre química para um melhor entendimento sobre um dos maiores desafios aos que as unidades de processos estão sujeitas, bem como os seus operadores, que é a corrosão. Também trazer as formas de melhor preveni-la e citar também o seu lado útil na preservação das unidades de processo.

3-Equipamentos de Processo;

  • São destinados ao trabalho de trazer para um nível de qualidade aceitável pelo cliente, o produto que será vendido, ou seja, o petróleo e o gás. Para que isso aconteça, esses equipamentos precisam estar seguros para o trabalho e em boas condições de preservação para evitar-se acidentes para as pessoas ou meio ambiente.

4- Instrumentação e Controle da Unidade de Processo;

  • A automatização dos processos precisa ser eficaz e segura, senão seria impossível o trabalho em condições tão adversas como altíssimas pressões e baixíssimas temperaturas existentes nas plantas de processo e nas linhas de escoamento dessa produção.

5- Legislação e Normalização;

  • A sedimentação de alguns conceitos legais e de normas existentes darão ao operador de unidades de processo a tranquilidade de trabalhar em um local seguro e, em caso de não estar, a consubstanciação do entendimento de um risco além do aceitável e a garantia de como ter assegurado o seu direito de recusa. Para isso, desde a análise preliminar do risco e a permissão de trabalho serão ferramentas essenciais e abordadas pertinentemente, com o uso da NR-34.

METODOLOGIA

O curso é dinâmico, prático e objetivo. São 40 horas de aulas presenciais sem a monotonia teórica comum, alinhando conhecimento teórico  às aplicações práticas de cada conteúdo estudado.

Recursos como apostila, vídeos de situações de acidentes reais e trabalhos em grupo serão utilizados nas aulas expositivas.

Na modalidade EAD, o curso é disponibilizado através de vídeo aulas, apostila e questionário de fixação.

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO PARA MODALIDADE PRESENCIAL