Manual de Uso?

Boas vindas e como aproveitar melhor o curso

1-Noções de Geologia

2-Poços e Equipamentos de Subsuperfície?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Identificar e alinhar corretamente as válvulas de uma Árvore de Natal seca e molhada; 2- Identificar e reportar corretamente qualquer problema relativo a surgência dos poços; 3- Identificar e alinhar corretamente os poços para os devidos manifolds de Produção e teste;

3-Equipamentos de Superfície?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Identificar os principais equipamentos de uma planta de processo; 2- Saber o princípio de funcionamento dos principais equipamentos; 3- Identificar e resolver os principais problemas que esses equipamentos podem apresentar;

4-Processamento de Hidrocarbonetos?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Identificar e corrigir os principais problemas do processamento primário de hidrocarbonetos em uma planta de processo offshore ;

5-Instrumentação, Controle de Processos e Riscos Associados?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Identificar e controlar corretamente as válvulas e os sistemas onde elas estão instaladas; 2- Identificar e tornar ALARP todos os riscos dos processos;

6-Utilidades e Medição?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Identificar e alinhar corretamente as áreas que dão suporte ao processamento de hidrocarbonetos; 2- Identificar e garantir o perfeito funcionamento de todos os sistemas de medição de hidrocarbonetos;

7- Permissão de Trabalho?

Ao final desse treinamento, é esperado que você consiga: 1- Entender e participar ativamente no processo de permissões para trabalhar; 2- Fazer os isolamentos dos equipamentos dos processos, garantindo uma perfeita parada para manutenção e seu retorno a operação normal o mais rápido e eficientemente possível;
Onde aplicar esse curso?

Aplicabilidade

Você sabe onde irá trabalhar como operador de produção?
Numa plataforma existem diversas funções trabalhando 24 horas por dia e 7 dias por semana! Todas são importantes, com certeza, mas existe uma que se não existisse a plataforma pararia que é a de operador de produção. Ele, o operador trabalha na área que faz acontecer o retorno do investimento feito na época da exploração daquele campo de produção.
É ele que faz as manobras de alinhamento, bloqueio, partida e parada dos equipamentos normais e de emergência a bordo!
Esse curso visa preparar você e se baseia nas competências que um operador de produção de petróleo e gás precisa ter e comprovar.
Para exemplificar o que um curso com essa proposta precisa fornecer, vamos consultar o que as empresas estão pedindo de seus candidatos a uma vaga? Nesses sites podemos constatar que são pedidos que os candidatos devem:
  • Entender os conceitos básicos sobre a geologia, aplicando-os corretamente nos controles dos poços.
  • Entender o mais importante sobre os poços e equipamentos de sub superfície, sabendo como isolá-los da superfície com segurança.
  • Saber como funcionam os principais equipamentos de uma planta de processo, seu inter-relacionamento e isolamentos operacionais e de manutenção.
  • Conhecer como acontece o processamento de hidrocarbonetos e identificar os problemas que podem ocorrer, com suas prováveis soluções.
  • Entender como funcionam os geradores elétricos e outros equipamentos de utilidades do processo, sabendo o seu inter-relacionamento na planta.
  • Saber como funciona o controle automatizado do processo e os seus riscos associados, agindo conforme orientações dos procedimentos operacionais e dos superiores.
  •  Conhecer o processo de permissões para trabalho e agir de forma a evitar que qualquer serviço a ser realizado, considerado como não rotineiro e potencialmente “perigoso”, seja acompanhado de ações voltadas a evitar ou reduzir seus riscos a uma condição aceitável, preservando a integridade das pessoas, equipamentos e meio ambiente.
O curso então possui sete módulos com suas aulas completas com vídeo, apostila disponível para download e questionários de fixação. Esses questionários de fixação podem ser feitos por até três vezes, tornando-se familiarizado com o conteúdo e confortável para quaisquer futuras entrevistas a respeito. O aluno tem acesso a grupos de discussão e web aulas síncronas com os tutores, com turmas entre 10 e 20 alunos, de forma a não restarem dúvidas. O certificado de curso livre é emitido com rendimento acima de 60% de aproveitamento.
Os questionários que acompanham cada módulo são focados nos problemas que ocorrem nas plantas de processo e que são cobrados em entrevistas técnicas. Nessas entrevistas, podem ser perguntados assuntos como ocorrência de hidratos, mau funcionamento de equipamentos das plantas de processo, tratamento de emulsões dentro dos separadores ou falhas nas malhas de controle.

Então, com esse curso você estará tecnicamente preparado!

 

× Como posso te ajudar?